17.06.2026 - 17.06.2026

Assinalando os 30 anos da morte de Manuel C. Baptista de Lima, o MAH recorda o seu primeiro diretor, figura incontornável da cultura e do património açoriano, numa comunicação de Jaime Regalado, técnico superior e gestor da coleção de Militaria e Armamento do MAH. Enquanto homem do património, em especial do património militar, foram fundamentais os seus estudos e as suas ações de preservação do património móvel e imóvel dos Açores, e da Ilha Terceira em particular. Enquanto diretor do Museu de Angra do Heroísmo, foi um vetor de recolha e inovação, trazendo diretamente para a Ilha Terceira e para o Museu o estado da arte da museologia e museografia europeias. Num ano em que o mote é a Autonomia, a preocupação de Baptista de Lima com a preservação da cultura regional, materializada na criação de um museu regional de síntese logo em 1949, e as suas especificidades, é um tema que naturalmente se impõe na evocação do 30.º aniversário do seu falecimento (18 de junho de 1996). Os espaços expositivos do NHMMCBL, bem como as Reservas de Uniformes e Acessórios, Armas Ligeiras e Armas Pesadas estarão acessíveis aos visitantes das 20h às 22h.

MUSEU DE ANGRA DO HEROÍSMO . NÚCLEO DE HISTÓRIA MILITAR MANUEL COELHO BAPTISTA DE LIMA . 20H00 . Acesso livre