Senhor Santo Cristo dos Milagres

Francisco Vieira Toste, mais conhecido como Chico Bogango, ou como ele preferia ser chamado Mogango, era natural de S. Sebastião (1 de fevereiro de 1891/ 10 de outubro de 1974).
Hábil carpinteiro e marceneiro, distinguiu-se essencialmente como pintor, tendo criado inúmeras telas, estandartes e bandeiras, na sua maioria de inspiração religiosa, realizado pinturas parietais em impérios e casas particulares e decorado andores, altares e impérios.
J.H. Santos Barros, na obra “Lavrador das Ilhas I” (1981), considera-o um “extraordinário manipulador dos objectos e figuras que estão na base das festividades populares da ilha (Espírito Santo, touradas): os adornos das bandeiras, dos mastros, dos altares e coroas.”, cujos “painéis, ora com figuras religiosas (S. Sebastião, Santo Cristo), ora contando uma tourada à corda espantavam pela espontaneidade, alegria das cores e pureza de concepção.”
Esta representação Senhor Santo Cristo foi doada ao Museu de Angra do Heroísmo por Maria de Fátima Lourenço, a 19 de abril de 2019, integrando atualmente a Unidade de Gestão de Belas-Artes desta instituição.