23.10.2009 - 14.03.2010

Sala Dacosta

Sala Dacosta, 23 out. 2009 a 14 mar. 2010
Conjunto de 11 vídeos que constituem uma abordagem iconoclasta a algumas imagens basilares da história das artes visuais (de Caravaggio, Velasquez, Manet, Helmut Newton a Andy Warhol ou Jeff Wall), criando uma nova obra, radicalmente diferente da original.
Catálogo | Revista Artforum

Encontro com Maçãs de Carvalho, autor da instalação «Video Killed the Painting Stars»
Sessões com alunos das Escolas Secundárias dos Concelhos de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória.
Quinta-feira: tarde
Sexta-feira: manhã e tarde.
A 7 e 8 de Janeiro, o Museu de Angra contará com a presença de Maçãs de Carvalho, autor da instalação «Vídeo Killed the Painting Stars», que estará patente na sala Dacosta, até final do presente mês de Janeiro. Na quinta e na sexta-feira, decorrerão vários encontros com alunos das escolas dos Concelhos de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, que, além de uma visita à referida exposição, terão oportunidade de trocar impressões com o autor sobre a sua maneira de trabalhar e perspectivar a arte.
Pretende-se com esta iniciativa diminuir o sentimento de distância e incompreensão que existe relativamente à arte contemporânea, promovendo o encontro com um artista que é simultaneamente professor de Arte e Cultura Contemporânea.
A instalação «Vídeo Killed the Painting Stars» é constituída por um conjunto de 11 vídeos que abordam algumas das imagens basilares da história da arte visual europeia. Trata-se de uma desmontagem de obras de grandes nomes da pintura, como Caravaggio, Velasquez, Manet, Andy Warhol ou Jeff Wal, que decorre de uma reacção irreverente à omnipresença nauseante de determinados ícones da civilização ocidental. Esta exposição foi já apreciada por cerca de 150 jovens que tiveram oportunidade abordar criativamente algumas das obras sujeitas à intervenção de Maçãs de Carvalho, aquando da frequência de um ateliê promovido pelo Serviço Educativo do Museu de Angra do Heroísmo, na sequência das visitas guiadas à mostra em causa. Os trabalhos elaborados no decorrer das várias sessões do ateliê «Painting Stars» encontram-se expostos nas instalações do Serviço Educativo do Museu de Angra e podem ser vistos no sítio do Museu de Angra do Heroísmo.