13.04.2012 - 03.06.2012

Sala Dacosta, 13 de abr. a 3 de jun.
As 40 obras de Urbano presentes nesta exposição dão conta da simplicidade iluminada e clarividente com que este pintor micaelense aborda temas naturais e testemunham a sua pesquisa pictórica sistemática, meticulosa e criativa, traduzida na adoção de técnicas e materiais vários.

Pintura de Urbano no Museu de Angra do Heroísmo

O Museu de Angra do Heroísmo inaugura a 13 de Abril, na sala Dacosta, pelas 18h00, a exposição URBANO: antologia breve, constituída por um conjunto de 40 obras deste pintor micaelense, que dão conta da simplicidade e clarividência com que aborda temas naturais e documentam, paralelamente, uma exploração pictórica sistemática e meticulosa das potencialidades expressivas de técnicas e materiais vários.
Urbano é um pintor que, como escreve Helena Ormonde, no catálogo da exposição “povoa os nossos silêncios com os elementos e as formas primordiais, que recupera os mais profundos e mais elevados sonhos” tornando-se, por isso mesmo, “criador desses espaços imaginados e imaginários que todos os museus aspiram ser”. Sóbrias, mesmo quando bem-humoradas ou ligeiramente provocadoras, as obras expostas cativam pela uniformidade serena do discurso que as une, apesar da pluralidade das técnicas utilizadas e da multiplicidade das referências icónicas nelas plasmadas.
Esta mostra resulta de uma parceria com o Museu Carlos Machado, repondo parcialmente o conteúdo da exposição URBANO – neste meio de mar organizada por aquela instituição micaelense.
Urbano (1959), que expõe pela primeira vez em Angra do Heroísmo, estudou gravura na Slade School de Londres com Bartolomeu dos Santos, tendo realizado inúmeras exposições em S. Miguel e em Portugal continental. Desde1997 é representado pela Galeria 111.
O Serviço Educativo do Museu de Angra do Heroísmo promove visitas guiadas à referida exposição, patente até 3 de Junho na Sala Dacosta, e realiza o ateliê Antologia Nossa, recorrendo a materiais pictóricos alternativos e usando como inspiração os quadros que a integram. Estas atividades destinam-se preferencialmente ao público escolar e são adaptadas em função das diferentes faixas etárias. O agendamento deve ser efetuado pelo telefone 295 213 147 ou através do mail [email protected].