Sala do Capítulo, 12 jan. a 1 abr.
O Museu de Angra do Heroísmo inaugura a exposição “Uniformes Militares na Colecção do Museu de Angra do Heroísmo”, onde são apresentados cerca de três dezenas de uniformes militares portugueses e ingleses.
Com esta iniciativa, o Museu de Angra do Heroísmo assinala uma das principais acções a levar a cabo nos próximos tempos: a inventariação da colecção de uniformes militares amplamente enriquecida pela aquisição da colecção de Manuel Coelho Baptista de Lima, em 1999, assumindo, deste modo, o papel que lhe cabe no contexto dos museus portugueses especializados em História Militar. O Museu de Angra do Heroísmo ocupa um lugar de destaque no contexto dos museus portugueses que se especializaram em História Militar. Este reconhecimento deve-se à ampla variedade de tipologias de peças museológicas neste âmbito, o que o confirma como uma das principais instituições do género.
Os uniformes militares portugueses expostos pertencem à primeira metade do século XX e pretendem ser representativos dos principais elementos e alterações do traje militar ao longo daquele período. Por sua vez, o conjunto de uniformes militares ingleses agora apresentado é constituido pelos mais belos exemplares que esta colecção possui.
No contexto desta exposição, o Serviço Educativo do Museu de Angra do Heroísmo oferece o programa de actividades denominado Toca a Marchar! que pretende dinamizar o Museu como um espaço de aprendizagem descontraído e lúdico. As actividades destinam-se aos vários ciclos de escolaridade, incluindo o ensino pré-escolar, estando disponíveis mediante marcação prévia junto da responsável pelo Serviço Educativo. A exploração do conto O Valente Soldadinho de Chumbo, de Hans Christian Andersen, visitas guiadas e uma viagem através dos uniformes utilizados ao longo da História são algumas das propostas apresentadas pelo Museu aos visitantes desta exposição.
A exposição “Uniformes Militares na Colecção do Museu de Angra do Heroísmo” será inaugurada no próximo dia 12 de Janeiro, pelas 18:00 horas, na Sala do Capítulo do Museu de Angra do Heroísmo, e estará patente até ao próximo dia 1 de Abril de 2007.