20.10.2023

Edifício de São Francisco

O Museu de Angra do Heroísmo enriquece a sua exposição de longa duração com a inauguração da Sala Vergílio Schneider. Um espaço expositivo, dedicado à coleção do conceituado cardiologista radicado nesta cidade, onde a peças em marfim de cunho indo-português, originadas no contexto geográfico-temporal da Expansão Portuguesa, se destacam, como é o caso das arquetas namban e lacados do país do Sol Nascente; de referir, ainda, os alabastros medievais ingleses, na sua maioria esculpidos em Nottigham; e a estatuária religiosa, de mestria flamenga, como a das oficinas de Malines. Um espaço expositivo que, por possibilitar a visualização de técnicas e influências artísticas capazes de transpor limites geográficos e civilizacionais, é também reflexo das multiculturalidades que compuseram a presença portuguesa no mundo de quinhentos e seiscentos.