03.10.2020 - 31.01.2021

Sala do Capítulo, 3 de outubro de 2020 a 31 de janeiro de 2021
Com esta exposição, o Museu de Angra do Heroísmo assinala o 90.º aniversário do voo realizado pelo aviador terceirense Frederico Coelho de Melo, no monomotor biplano Avro 504K, simbolicamente batizado de “Açor”, a 4 de outubro do ano de 1930, a partir do campo de aviação da Achada, que constituiu o primeiro passo para o desenvolvimento aeronáutico da ilha Terceira.
Este feito notável entusiasmou a população e satisfez um desejo amplamente expresso na imprensa da época que defendia que o futuro passava pela aviação. Consolidava-se assim, também por esta via, a importância geoestratégica desta ilha, outrora “escala universal do mar poente”, no dizer de Gaspar Frutuoso, que passa a ser entendida como um imprescindível porta-aviões em terra firme.