01.01.2007 - 30.06.2007

Sala de Destaques

Sala de Destaques, 1 jan. a 30 jun.
O Museu de Angra do Heroísmo oferece, desde Junho de 2006, um espaço no qual o visitante pode observar obras intencionalmente destacadas. A visibilidade concedida às peças seleccionadas pode ser o resultado de novas incorporações no acervo do Museu como também resultante de outros motivos como a relevância e interesse históricos das mesmas. A Sala de Destaques pode ser tida como que uma antecâmara das reservas do Museu ao permitir o acesso a peças que, de outra forma, estariam afastadas do conhecimento público.
No grupo de peças que agora se disponibiliza, o visitante encontra a obra Celebração da Terra – III de José Nuno da Câmara Pereira, uma porta de sacrário pintada a têmpera e ouro brunido de autor desconhecido e lavas submarinas (pedaço de um balão que surgiu à superfície) proveniente da erupção submarina ocorrida ao largo da Serreta, Ilha Terceira, entre 1998 e 2001.
Em exposição está, também, uma Mestra de Aferição, ou seja, uma caixa em madeira, com acabamento interior em camurça, que se destinava a transportar conjuntos de medidas de capacidade, medidas de peso e acessórios complementares, para aferição de pesos e medidas existentes em estabelecimentos industriais e comerciais. Esta Mestra de Aferição pertenceu à antiga Direcção dos Serviços Industriais, Eléctricos e de Viação, da extinta Junta Geral do Distrito Autónomo de Angra do Heroísmo. Entre os componentes expostos encontra-se um conjunto de pesos padrão em latão fundido e moldado, com núcleo de chumbo; rasouras em vidro (discos destinados a cobrirem as medidas de capacidade durante as verificações), um tripé em latão que se destinava a garantir a horizontalidade das medidas de capacidade durante as verificações e um suporte para medidas de capacidade em cortiça para bloquear qualquer movimento brusco das diversas medidas durante o transporte, dentro da mestra.
O interesse de cada peça e a diversidade que se pretende oferecer ao público ditou a escolha do conjunto agora apresentado, reforçando a natureza da sala que o acolhe. O carácter temporário das mostras apresentadas na Sala de Destaques permite uma visita frequente mas renovada ao Museu de Angra do Heroísmo.