O Museu de Angra do Heroísmo apresenta de 28 de Janeiro a 28 de Fevereiro, na Sala Dacosta, a Exposição temporária EX-LIBRIS DO MAR, organizada pelo Grupo de Amigos do Museu da Marinha (Gamma), e que é apresentada na Terceira na sequência de uma proposta do Sr. Capitão do Porto de Angra do Heroísmo, Capitão-de-fragata Diogo Vieira Branco. A mesma, composta por 21 painéis que integram uma numerosa colecção de ex-líbris com imagética de expressão náutica, é acompanhada por um catálogo que relata detalhadamente a história do ex-librismo em Portugal.
Ex-libris é uma expressão latina que significa literalmente dos livros. Assim, designa-se vulgarmente por ex-líbris uma vinheta, colocada na contra-capa ou na página de rosto de um livro para indicar quem é o seu proprietário e que inclui, para além do nome deste, uma ilustração de natureza heráldica, alegórica ou simbólica e geralmente também um lema ou citação.
Visitar esta exposição é, pois, uma oportunidade única de, através dos ex-líbris, testemunhar como o Mar, enquanto espaço épico e mítico, não só integra nossa memória colectiva como é assumido como traço definidor do percurso anímico de inúmeros bibliófilos portugueses, ao longo de gerações.