21.06.2018 - 21.09.2018

Delegação Aduaneira de Angra do Heroísmo

O Museu de Angra do Heroísmo (MAH) apresenta desde 21 de julho e até setembro, na Delegação Aduaneira de Angra do Heroísmo, ainda usualmente conhecida por Alfândega, uma mostra intitulada Barcos com Histórias, em que são apresentados alguns dos melhores modelos que integram a Coleção de Náutica do Museu de Angra do Heroísmo, como é o caso do majestoso modelo da nau “Príncipe Real”, a par de modelos ou miniaturas de pequena dimensão em materiais menos nobres, como a miniatura de plástico da barca Seeadler que remete para o cenário da I Guerra Mundial.
Neste caso, ao contrário do que é habitual, a ênfase é dada não à qualidade do modelo, mas à história que lhe está associada, diretamente relacionada com o verdadeiro navio que representa ou com um qualquer passo da história marítima.
Esta mostra, desenvolvida em colaboração com a delegação Aduaneira de Angra do Heroísmo e o Grupo Susiarte/Expert, é uma reposição parcial da exposição com o mesmo nome, que esteve patente no Museu de Angra do Heroísmo em 2010 e, em 2017, no Fórum Terceira, na Praia da Vitória.
O edifício da Alfândega de Angra do Heroísmo e os seus espaços associados, o pátio homónimo e o Cais da Cidade, constituem referência fundamental de uma cidade que cresceu a partir do mar, por via do tráfego marítimo atlântico, de carga e de passageiros, e da sua localização geográfica, entre o Velho e o Novo Mundo.
Por outro lado, com o crescimento constante e imparável do tráfego aéreo, o velho edifício da Alfândega tem vindo a perder importância, com a deslocação de meios materiais e recursos humanos para o aeroporto das Lajes e o porto oceânico da Praia da Vitória.
Com esta exposição, o Museu de Angra do Heroísmo pretende referenciar aquilo que se vai tornando cada vez mais uma memória histórica, trazendo visibilidade e rasgando janelas para o nosso passado.