Sala do Capitulo
Sala do Capítulo, 11 out. a 30 nov.
Selecção de 26 obras de arte contemporânea adquiridas nos últimos dois anos.
Alex Mitchell
Nasceu em La Grange, Illinois, Estados Unidos da América, em 1969. Reside entre Madrid (Espanha) e San Francisco (EUA). Possui o bacharelato em Design de Interiores da Universidade de Cincinnati, Estados Unidos da América. Foram-lhe atribuídas duas bolsas de estudo: Residência para Artistas, Califórnia Palace of the Legion of Honor, San Francisco, EUA; e Estúdio de Artista, M. H. de Young Memorial Museu, San Francisco, EUA. Realizou várias exposições individuais e colectivas nos EUA e Espanha. Em Portugal, é representada pela Galeria Pedro Serrenho – Arte Contemporânea.
Just one of those days
Alex Mitchell
2007
Técnica mista sobre madeira
MAH.2008.510
Andrea Inocêncio
Nasceu em Coimbra em 1977. É licenciada em Pintura, pela A.R.C.A./E.U.A.C..Frequentou o primeiro curso de Cenografia e Arquitectura do Espectáculo pela Escuela Superior de Artes del Espectáculo TAI, Madrid, e em 2002 finalizou a pós-graduação em BD e Ilustração, pelo I.A.D.E., Lisboa. Tem o curso de Fotografia do Centro de Estudos de Fotografia. É professora de Educação Visual e artista plástica residente na Galeria Pedro Serrenho. Recebeu prémios, nomeadamente menções honrosas nas VI e VIII edições do Prémio de Pintura e Escultura D. Fernando II; na III Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde; em fotografia, no I Raide Fotográfico, Coimbra; em pintura, no concurso Liberdade 25 Anos, Miratejo; e também o primeiro prémio Aquisição de Pintura “Andy Warhol”, Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto e a distinção de “Createur d’aujourd’hui” pela Fédération Nationale de la Culture Française
Empresta-me as tuas asas, deixa-me voar contigo
Andrea Inocêncio
2007
Técnica mista sobre tela
MAH.2008.513
Carlos Carreiro
Carlos Carreiro nasceu em 1946 em Ponta Delgada, nos Açores. É professor Associado da Faculdade de Belas Artes do Porto. Realizou inúmeras exposições, em Portugal e no Estrangeiro. Em 1976, formou o grupo Puzzle com Graça Morais, Jaime Silva, Dario Alves, Albuquerque Mendes, Fernando Pinto Coelho, Pedro Rocha, João Dixo e Armando Azevedo. Ao longo da sua carreira, recebeu vários prémios.
Mistura nos seus quadros figuras extraídas de contos populares e infantis, com figuras históricas e tipos sociais contemporâneos, criando situações humorísticas de feroz crítica social.
Avião perturba o culto do divino Espírito Santo
Carlos Carreiro
2006
Acrílico sobre tela
MAH.2007.309
Dimas Lopes
Nasceu na Terceira, Açores, em 1946. Frequentou o Atelier do pintor Enrique Valero, nos Açores e em Madrid. É sócio do Instituto Açoriano de Cultura, da Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos, da Oficina d´Angra e da Sociedade Nacional de Belas Artes. Participou em várias exposições individuais e colectivas na Terceira, nos Açores, em Portugal Continental e também no Canadá e Estados Unidos da América. É proprietário da galeria de arte contemporânea Carmina Galeria.
Da simbólica IV
Dimas Lopes
2007
Acrílico sobre tela
MAH.2008.503
Estelle Cermelli
Nasceu a 5 de Maio de 1972, em Dole, França. É detentora de vários diplomas: Diplôme National Supérieur d’Expression Plastique, da Ecole des Beaux-arts de Besançon (Fr); DNAP, Diplôme National d’Art Plastique, Ecole des Beaux-arts de Besançon e Certificat d’Etude d’Art Plastique, Ecole des Beaux-arts de Besançon. Participou em algumas exposições quer nos Açores, quer em França. De entre estas, destaca-se uma mostra individual, ocorrida em 2000, dos melhores trabalhos realizados durante os anos passados nas Belas Artes, na “Galerie d’Exposition de l’ASEP, Besançon. Foi formadora do curso iniciação à pintura, na Carmina Galeria. Pinta e Desenha na Casa do Sal, em Angra do Heroísmo.
O dragoeiro
Estelle Cermelli
2007
Lápis cor e caneta de feltro sobre papel “torchon”.
MAH.2008.516
Graça Morais
Graça Morais nasceu em Vieiro, Trás-os-Montes, em 1948. Reside e trabalha em Lisboa. Concluiu o Curso de Pintura na Escola Superior de Belas-Artes, no Porto, em 1971. Executou várias intervenções no domínio da arte pública, entre as quais se contam, os painéis de azulejos para a estação Bielorrússia do Metropolitano de Moscovo. Está representada nas colecções do CAM-Fundação Gulbenkian, do MAM de São Paulo, do MC-Casa de Serralves e do Ministério das Finanças, entre outras. Realizou trabalhos no domínio da cenografia e ilustrou obras de autores como José Saramago, Sophia de Mello Breyner e Nuno Júdice. Efectuou inúmeras exposições em Portugal e no estrangeiro.
A idade do ouro III
Graça Morais
1990/1991
Acrilico, pastel e carvão sobre tela
MAH.2008.435
João Miguel Borba
Vive em Angra do Heroísmo, onde nasceu em 1962.
Esteve em Macau, onde estudou Desenho Técnico e exerceu a profissão de desenhador.
Fez formação em cerâmica com Teresa Pavão, desenho e pintura com Henrique Valero, pintura em azulejo, pintura e xilogravura na Academia de Artes Visuais em Macau, gravura na Oficina d’Angra, pintura com Pepe Biutrago e cerâmica com Katherine West.
Participou em várias exposições colectivas em Angra do Heroísmo e realizou 3 exposições individuais, a última das quais em 2002, no Museu de Angra do Heroísmo.
Sem título
João Miguel Borba
2006
Técnica mista sobre tela
MAH.2006.111
Joe Lima
Nasceu em S. Miguel, em 1963 mudando-se para Montreal em 1987. Foi no Fanshawe College, no Canadá, que tirou o curso de Artes Visuais. Estudou nesta universidade de 1983 a 1986.
Já expôs na Galeria de Arte Quartier Libre, no Ecomuseu de Fier Monte, no Centro de Arte Belga, no Museu Marsil e nas Galerias da Luz, Articule e Cobalt, todas situadas no Quebec, Canadá. Algumas das suas obras foram também já expostas em Angra do Heroísmo, Ponta Delgada, Lisboa e Braga. Nas suas telas, avultam paisagens genesíacas, em que a presença telúrica forte e agreste é amenizada por atmosferas nebulosas e indistintas
Island
Joe Lima
2007
Acrílico e óleo sobre papel
MAH.2007.118
Jorge Reis
Nasceu em 1971. É natural de Unhais da Serra. Vive e trabalha em Lisboa. O seu trabalho tem explorado a utilização da velha tipografia Gutenberguiana, enquanto meio de expressão visual. É licenciado pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e Mestre em Sociologia da Comunicação pelo ISCTE. Actualmente, é docente na Faculdade de Belas-Artes, no Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual e colaborador na licenciatura de Arquitectura do ISCTE – Instituto de Ciências do Trabalho e da Empresa. Foi visiting lecturer da Gerrit Rietveld Academie de Amesterdão – Holanda, sendo actualmente visiting lecturer da Norwich School of Art & Design (East Anglia University) em Inglaterra.
Grupo Ocidental 7, 8, 9, 11
Jorge dos Reis
2006
Aguarela sobre papel
MAH.2007.112
MAH.2007.114
MAH.2007.115
MAH.2007.117
José Crúzio
Nasceu em Coimbra, em 1975, e vive, desde 1998, na Ilha Terceira, onde lecciona no Ensino Básico e Secundário. Na exposição “No White Snow for anyone”, de que faz parte este quadro, pretende levar os espectadores a ‘um travelling por um imenso campo no qual encontrem visões que inquietem e questionem a fantasia. Inquietante é, aliás, a palavra certa para descrever estes quadros intensos em que se projectam silhuetas de gente que parece lutar para escapar às sombras claustrofóbicas que ameaçam submergi-la.
Seven little army men
José Crúzio
2006
Técnica mista sobre tela
MAH.2008.504
Júlio Pomar
Nasceu em Lisboa, em 1926. Frequentou a Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa e do Porto.
Pintor, escultor e ilustrador é tido como um dos nomes maiores da arte europeia. Foi o principal cultor do Neo-realismo na pintura portuguesa, de 1945 a 1957, seguindo por outros caminhos, em épocas posteriores. Das inúmeras exposições que realizou, destaca-se a que decorreu de Fevereiro a Abril, no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, em que apresentou seis dezenas de objectos e assemblages. No Museu do Neo-Realismo, esteve também patente, até Julho deste ano, uma exposição antológica de artes plásticas intitulada “Júlio Pomar e a experiência Neo-realiasta”.
Os bezerros enfeitados
Júlio Pomar
1991/1992
Acrílico, pastel e carvão sobre tela
MAH.2008.517
Manoel Barbosa
Nasceu em 1953, em Rio Maior. Vive em Lisboa. Dedica-se à pintura e à performance art, instalação e vídeo art, de que foi um dos introdutores, em Portugal. Proferiu conferências sobre comunicação e artes performativas, em Portugal e no estrangeiro. Dirigiu workshops sobre Performance Art em vários países europeus. Organizou encontros e festivais e nacionais na mesma área de expressão artística. Criou performances em algumas capitais europeias e apresentou trabalhos de pintura e instalações em Nova York, Tóquio, Alemanha, Itália e Espanha e ainda no Brasil. Está representado em museus, fundações, institutos e em colecções particulares em vários pontos do globo.
Açores – Spiritus
Manoel Barbosa
2007
Acrílico sobre tela
MAH.2008.512
Maria Ana Simões
Nasceu em Angra do Heroísmo, em 1981.
É licenciada em Artes Plásticas-Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade e Lisboa. Frequentou o Mestrado em Ensino de Artes Visuais, pela Reitoria da Universidade de Lisboa e estudou escultura na Academai di Belle Arti di Firenze. Fez um estágio profissional em Friburgo,com o artista Daniel Rösch.
Frequentou vários cursos de formação em escultura, desenho, cerâmica e fundição, em Portugal e no estrangeiro.
Leccionou Educação Visual no 2º e 3º ciclos do Ensino Básico. Participou já em várias exposições colectivas.
Synosia
Maria Ana Simões
2005
Madeira de cedro e pinho resinoso em talhe directo e metal oxidado.
MAH.2007.126
Miguel Rebelo
Nasceu nos Açores em 1957, e reside em Montreal desde 1969. Iniciou a sua carreira em meados dos anos 1980, e viu obras suas integrarem colecções tão diversas como as do Museu das Civilizações do Canadá (Ottawa), do Cirque du Soleil (Montréal), do Museu Carlos Machado (Ponta Delgada), ou da Fundação PLMJ (Lisboa). Actualmente, as suas actividades profissionais são repartidas entre Portugal e o Quebec.
A noção de espaço e distância, paralelamente ao valor textural da superfície, dão às obras de Miguel Rebelo a qualidade de paisagens.
Low cloud
Miguel Rebelo
2007
Técnica mista sobre tela
MAH.2007.433
Paula Mota
Nasceu no Porto, em 1965. Em 1993, licenciou-se em Artes Plásticas – Pintura, pela Escola Superior de Belas Artes do Porto. Vive e trabalha em S. Miguel, Açores.
De acordo com Jorge Paulus Bruno, presidente do Instituto Açoriano de Cultura, “Paula Mota é, nos Açores, uma referência incontornável no contexto da geração de jovens criadores.
A sua obra enquadra-se naquilo que poderemos chamar de revisitação da pop art, ou então neo pop art.”
Third target
Paula Mota
2007
Acrílico sobre tela
MAH.2008.130
Sofia Medeiros
É licenciada em Escultura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa e concluiu um mestrado em História da Arte pela Universidade Lusíada.
Tem vários cursos de especialização em materiais e conta já com um vasto currículo de exposições individuais e colectivas, bem como alguns prémios e bolsas de estudo.
Amante portátil I, II, III
Sofia Medeiros
2006
Ferro soldado e oxidado
MAH.2006.1402
MAH.2006.1403
MAH.2006.1404