01.11.2010 - 28.02.2011

Sala de Destaques, nov. 2010 a fev. 2011

Exposição Temporária Nov. 2010 – Fev. 2011 – Sala de Destaques
Não é possível construir qualquer interpretação das evoluções políticas e sociais no mundo ocidental, desde o século XVIII até ao primeiro quartel do século XX, sem dar conta da enorme influência da Maçonaria e, por extensão, da Carbonária.
Diferindo, embora, nos comportamentos e na exposição social, por exemplo entre os Estados Unidos e a França, entre a Inglaterra e a Península Ibérica, esta organização está ligada ao surgimento do pensamento liberal, das constituições políticas e das propostas de orientação republicana em diversos países europeus e do continente americano. Alternando períodos de aparente desaparecimento com épocas de quase esplendor público, a densidade da sua penetração social e, sobretudo, o carácter muito reservado dos seus rituais de pertença e simbologia, tornaramna odiada por uns e exaltada por outros. Apresentam-se algumas jóias, documentos e outros objectos, essencialmente relacionados com a Maçonaria nos Açores, sobretudo durante a época da monarquia liberal.

Folha de sala

Ficha técnica
Coordenação: Helena Ormonde
Realização: Francisco R. Maduro-Dias
Actividades Educativas: Ana Lúcia Almeida
Produção: Museu de Angra do Heroísmo
Colaboração: Museu Maçónico; Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo