Sala Dacosta, 13 abr. a 13 nov.
25 Artistas-35 gravuras do séc. XX é uma exposição que faz parte do programa de realizações culturais do Museu de Angra do Heroísmo para o corrente ano de 2006 e dá corpo à sua intenção de dinamizar a sala Dacosta (espaço destinado a exposições temporárias, essencialmente na área da criação artística contemporânea, que evoca justamente uma das mais destacadas figuras açorianas neste domínio) e de divulgar o valioso espólio museológico à sua guarda.
Pretende-se, assim, fazer sair das reservas e dar a conhecer – inclusive em outros museus dos Açores (daí o carácter itenerante desta exposição) – as suas colecções e, em simultâneo, animar um espaço que se pretende continue dedicado à expressão artística contemporânea.
Esta exposição, por sua vez, reúne um conjunto de obras que hoje pertencem à história da gravura em Portugal. É constituída por 35 peças de 25 artistas, todas elas das primeiras décadas da segunda metade do século XX, representando as mais variadas técnicas utilizadas (xilogravura, litogravura, água-forte, risco sobre vidro de acrílico, linogravura, gravura em cobre, água-tinta, entre outras). Foi apresentada pela primeira e única vez até agora em 1964, em Angra do Heroísmo, em resultado de uma acção concertada entre este Museu e a Sociedade Cooperativa de gravadores (vulgarmente conhecida por Gravura), instituição que, a partir de 1956, lançou em Portugal a gravura como modo de criação artística e suporte.