25.09.2022

Edificio de São Francisco

Trovar o Povo é um projeto musical de dois jovens músicos portugueses especializados em música antiga e com relevante atividade em Portugal, Reino Unido, Alemanha e Países Baixos e que é agora acolhido pelo Museu de Angra do Heroísmo com um concerto, aberto ao público, deste ensemble musical no domingo, dia 25 de setembro, pelas 21h00, no claustro do Edifício de São Francisco.
No programa Do Povo para o Povo propõem-se apresentar um concerto que parte das recolhas etnográficas do folclore português, interpretando e reinventando-as num novo objeto artístico que une a interpretação etnográfica e histórica à criação e recriação musical. Para isso, o projeto conta com a voz de Jorge Luís Castro para interpretar a palavra do povo, a flauta de bisel de João Francisco Távora para relembrar a sonoridade dos instrumentos solísticos e o adufe de Jorge Luís Castro para reavivar os ritmos e as danças do ambiente sonoro português. Será feita uma breve – mas aprofundada e pertinente – introdução entre cada um dos temas, de forma a situar histórica e etnograficamente a variedade ritualística da cultura tradicional portuguesa.
Em suma, Trovar o Povo tem como objetivo principal lutar contra o esquecimento do repertório etnográfico, devolvendo-o ao público num ato artístico, fiel e educativo, partindo do folclore para retomar às suas origens, como uma memória que ganha vida e se reconcretiza.