16.05.2015

16 de maio
O MAH celebra a Noite dos Museus de 2015, apresentando um desfile de moda com peças inspiradas nos tradicionais trajes portugueses de equitação, com design de Sílvia Teixeira, complementado por uma exibição de arte equestre pela Quinta do Malhinha. O desfile decorrerá na Sala Schneider Canet e Reserva de Transportes de Tração Animal dos Séculos XVIII e XIX, cujos conteúdos expositivos remetem para o papel essencial que os animais de tração e sela assumiram até há bem pouco tempo, quer na vida quotidiana das populações, quer em contextos épicos. Com esta iniciativa, o MAH pretende realçar a ação fundamental dos museus na promoção de novas formas de reinterpretar a tradição.

Visitas orientadas na perspetiva da temática da noite
20h00, “E o Aço Mudou o Mundo: uma Bateria Schneider Canet nos Açores”, por José Olívio Rocha, técnico superior do MAH
20h30, Reserva de Transportes de Tração Animal dos Séculos XVIII e XIX, por Francisco Maduro-Dias, técnico superior do MAH
21h00, “Do Mar e da Terra… uma história no Atlântico”, por Ana Lúcia Almeida, Serviço Educativo do MAH
Apresentação da coleção de moda “La Belle Écuyére”
22h00, Auditório do MAH
Design: Sílvia Teixeira
Bordados: Sílvia Teixeira e P. C.
Confeção: Sílvia Teixeira, Luciana Silva e Rosa Bettencourt

Desfile de peças da coleção “La Belle Écuyére”
22h15, Sala Schneider Canet, Reserva de Transportes de Tração Animal dos Séculos XVIII e XIX
Modelos: Bárbara Loução, Catarina Faria, Cátia Sousa, Francesca Gallo, Graça Coelho, Helena Cordeiro, Joana Ferreira, Marta Guinot, Ricarda Mendonça, Sandra Sieuve de Meneses, Sirla Pereira, Sónia Santos, Tatiana Ourique, Lara Costa e Vânia Silva