14.05.2011

14 maio

No passado Sábado, dia 14 de Maio, mais de 200 pessoas marcaram presença no Museu de Angra, participando nas actividades com que a instituição assinalou a Noite dos Museus.
O programa centrou-se em torno da recém-inaugurada exposição Do Mar e da Terra… uma história no Atlântico, cujo projecto expositivo aborda, precisamente, a história da ilha Terceira em articulação com a dos Açores e do Atlântico.
Assim, durante a tarde decorreram iniciativas especialmente dedicadas ao público infanto-juvenil. Pelas 19h00, a sala de cinema que integra a exposição em causa encheu-se para a projecção de uma versão condensada do Documentário Terceirense, o primeiro filme açoriano, produzido pela empresa Foto-Cinema Açores e realizado pelo terceirense António Luís Lourenço da Costa em 1927, e cuja única apresentação pública ocorrera em 2006. Seguiu-se uma visita guiada ao espaço expositivo “Do Mar e da Terra…uma história no Atlântico” orientada pelos conservadores do Museu de Angra do Heroísmo. A noite culminou com um espectáculo de música e dança em que se sucederam actuações de guitarra clássica, ballet, ritmos orientais e africanos e danças de salão, sendo as interpretações dos diferentes intervenientes articuladas com a projecção de imagens de peças do acervo do museu em função da sua natureza ou origem.
No Dia dos Museus, 18 de Maio, o Serviço Educativo do Museu de Angra do Heroísmo dinamizará actividades de exploração da mesma a exposição, “Do Mar e da Terra… uma história no Atlântico“, destinadas a crianças do pré-escolar e 1.º ciclo. À tarde, a exposição será alvo das objectivas dos alunos do Clube de Fotografia da EB de Angra do Heroísmo, promovendo-se ainda uma visita orientada para guias turísticos ao mesmo espaço.
Neste dia, o Museu prolonga o seu funcionamento até às 20h00, de modo a oferecer aos terceirenses tanto a possibilidade de usufruírem uma visita de fim de tarde à exposição “Do Mar e da Terra…”, quanto a oportunidade de assistirem a um pequeno espectáculo no coro do antigo convento de São Francisco protagonizado por alunos de ballet clássico e guitarra do Conservatório de Angra do Heroísmo.
Pelas 18h00, decorrerá, de novo, a projecção comentada do Documentário Terceirense, seguindo-se uma visita orientada à exposição “Do Mar e da Terra… uma história no Atlântico“. Pelas 19h30, terá lugar uma actuação das alunas da classe de Ballet Clássico do Conservatório de Angra do Heroísmo, da responsabilidade da professora Eduarda Rosa que finalizará com um momento musical protagonizado pelo aluno de guitarra clássica Miguel Maduro-Dias.