13.07.2013

Azory Factory, 13 de julho 23h30
O Museu de Angra do Heroísmo apresenta no próximo sábado, pelas 23h30, na Azores Factory, um conjunto de vídeos produzidos por artistas residentes da Re.Function – the eco sustainable art residence – que integram a exposição Art.Revisited, atualmente patente na Sala Dacosta daquela instituição.

Da autoria de Sara Leal, os vídeos resultam na sua maioria de uma articulação com o trabalho de outros artistas daquela residência artística, de que é mentor Paulo Ávila Sousa. Dois dos vídeos apresentados documentam a performance da artista colombiana Ângela Castillo Rojas, The [F) Special Project, que aborda a progressiva humanização de uma robot através de uma interação com diferentes elementos naturais que a estimulam e arrebatam. Por sua vez, Diana Coelho protagoniza as curtas-metragens Prometeu, uma perturbante metáfora do processo de criação, e Emotional Landscape, em que o trabalho do artista plástico Paulo Arraiano é exercido sob o corpo pulsante da performer Diana Coelho, num arrojado, belíssimo e sensual exercício de cartografia. Em Ensaio Subaquático é feita uma aproximação à condição de ilhéu, mediante uma exploração da dicotomia da água, enquanto barreira e ligação.
Sara Leal é licenciada em Publicidade e Marketing, recebendo mais tarde formação como cineasta em New York Film Academy. Atualmente, combina o seu fazer criativo no mundo do Cinema e Vídeo Art e o trabalho como produtora de diversos eventos artísticos. A sua curta-metragem Runaway (2010) foi distinguida com um prémio na Seleção Oficial do Festival de Cinema New Filmmakers de New York. Diana Coelho é licenciada em Animação e Produção Artística, tendo sido recentemente agraciada com o prémio de melhor atriz, em A Escolha, de João Vilares, integrado no festival “Ver e Fazer Filmes”, em Guimarães Capital da Cultura (2012). Paulo Arraiano, licenciado em Comunicação, tem-se desdobrado amplamente por vários suportes e atividades, que abrangem o design editorial, a ilustração comercial, o design de roupa e de toys, o ensino, as intervenções na rua e as exposições em galerias.
Da residência Re.Fuction, localizada no Pico da Urze, fazem ainda parte os artistas plásticos Paulo Ávila e Sousa e Luís Brum, cujos discursos bem diferentes em termos de traço, cromatismo e utilização dos materiais, se aproximam por via de uma mesma visão crítica e desapiedada da realidade urbana que desumaniza, clona e estiola.