Baía de Angra do Heroísmo
Baía de Angra do Heroísmo, 26 set.
Na próxima segunda-feira, 26 de setembro, terá lugar um mergulho orientado na baía de Angra, aos destroços do vapor Lidador, na sequência da parceria existente entre o Centro de História de Além Mar, o Observatório do Mar dos Açores e o Museu de Angra do Heroísmo.
A iniciativa decorre no âmbito do programa de dinamização da exposição “Histórias que Vêm do Mar”, patente no MAH até 29 de setembro, e depende de inscrição prévia através do mail [email protected] ou do telefone 295 240 800, até às 16 horas de sexta-feira, dia 23. A participação é gratuita mas está limitada a 10 elementos, com idade igual ou superior a 14 anos. Os menores deverão fazer-se acompanhar de autorização dos respetivos pais ou encarregados de educação.
A concentração dos participantes deverá ocorrer no MAH, pelas 10h00, seguindo-se uma visita à exposição “Histórias que Vêm do Mar”, que apresenta objetos emblemáticos recolhidos nos mares dos Açores, e em especial nas baías da Horta e de Angra, dois dos principais portos açorianos desde o século XVI.
A visita e posterior mergulho em apneia no sítio do naufrágio do Lidador, um vapor brasileiro construído em ferro, que naufragou a 7 de Fevereiro de 1878 quando se preparava para rumar ao Brasil com emigrantes açorianos, estarão a cargo de investigadores do Centro de História de Além-Mar (CHAM).
Esta atividade na baía de Angra insere-se nas ações de sensibilização ambiental desenvolvidas no âmbito da Bandeira Azul, em parceria com a CMAH.