14.05.2019

O Museu de Angra do Heroísmo recebeu em depósito um painel em alto-relevo, de grandes dimensões, da autoria de Manuel Dias Júnior, pertencente à Coleção do Banco Santander, que visa através desta iniciativa disponibilizar ao público o seu património artístico e cultural, através de parcerias com museus.A peça em cedro-do-mato, agora exposta no acesso ao claustro de do Edifício de São Francisco, evoca, através de uma singela urdidura de símbolos, pormenores que se encontram entranhados na cultura, na tradição e no modo de vida açoriano, o que justifica a sua integração no percurso expositivo do MAH. A obra do escultor micaelense, que viveu alguns anos na ilha Terceira, pode ser considerada arte popular ou folclórica, pela repetida estilização de elementos iconográficos regionais, como os que assomam neste painel: o capote, a pomba do Espírito Santo e o touro, entre outros.