26.11.2009 - 28.11.2009

Auditório do MAH, 26 a 28 nov.
Conferências a desenvolver no âmbito da dinamização da exposição «O Mundo do Bronze»- Museu de Angra do Heroísmo
Conferencista: Álvaro Pinto, mestre em mineralogia económica pela Universidade de Lisboa

Minerolândia: o reino dos minérios Quinta-feira, 26 nov., 15h00
Esta comunicação centra-se na questão dos recursos minerais, em particular nos recursos minerais metálicos. Aborda a sua importância para o Homem e para as sociedades modernas, alertando para o carácter finito que estes recursos têm à escala de tempo da existência da espécie humana e quais as consequências positivas e negativas que a sua exploração e utilização acarreta para a Humanidade.

Bronze – da mina ao artefacto
Sexta-feira, 27 nov., 10h00
Esta intervenção centra-se na questão: do que é feito o bronze? Passa-se depois à apresentação dos dois metais principais que formam esta liga (Cu e Sn), abordando a sua génese na natureza, referindo os principais minerais portadores a partir dos quais se extraem aqueles metais e quais as principais ocorrência mundiais e nacionais.

Açores: Hidrotermalismo Submarino
Sexta-feira, 27 nov., 13h30 e 14h30;
Sábado, 28 nov., 15h45.
Visionamento de filme com cerca de 14 a 15 minutos realizado por Fernando Barriga (Director do Museu Nacional de História Natural e Professor Catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa), onde se retrata a actividade de equipas científicas nacionais e internacionais (sempre com forte representação nacional através da presença de cientistas portugueses).
– Debate