21.04.2018

Sala do Capítulo do Museu de Angra do Heroísmo

Ceia temática evocativa da Visita Régia de El-Rei D. Carlos e Rainha D. Amélia | 1 a 4 de julho 1901
O Museu de Angra do Heroísmo promove a 21 de abril, pelas 20h00, uma ceia temática evocativa da visita régia de D. Carlos e de D. Amélia aos Açores, em 1901, acontecimento que, como sublinha de Susana Serpa Silva, se revestiu “de grande importância para a divulgação das ilhas e para o reforço da unidade nacional, suscitando uma oportunidade para os povos insulares mostrarem as suas capacidades e valias, mas também as muitas carências com que se debatiam.”
O evento iniciar-se-á no IV momento da exposição Do Mar e da Terra… uma história no Atlântico, que inclui peças que documentam a estada dos reis na ilha Terceira, nomeadamente “Marinhas” da autoria de D. Carlos, a Vitória que terá transportado os monarcas e os vidros ogivais do iate D. Amélia entre outras igualmente contextualizadoras da época. Na ocasião será lida uma saudação aos soberanos publicada no jornal A União a 1 de julho.
A ceia, cuja confeção está a cargo do Clube de Golfe da Ilha Terceira, será servida na Sala do Capítulo, sendo o menu inspirado no do jantar oferecido pelos monarcas no Paço Real (Palácio dos Capitães Generais). A refeição será complementada por uma alocação de José Guilherme Reis Leite sobre o contexto político subjacente à visita, uma explicitação do programa da mesma por Ana Almeida e Carla Devesa e um apontamento musical a cargo de Elena Kharambula, Mikhayl Roussal e Orest Grystsyuk. Na sala, será apresentada uma mostra com objetos do acervo do Museu de Angra do Heroísmo, que se encontram em reserva, ilustrativos de diferentes momentos da visita evocada.
A participação depende de inscrição prévia através do e-mail museu.angra.azores.gov.pt e do telefone 295 240 800, sendo o custo da refeição, (€20), pago ao Clube de Golfe da Ilha Terceira.