02.10.2017

Núcleo de História Militar Manuel Coelho Baptista de Lima

FLORES DE JORGE JÁCOME
Perante um cenário de crise natural nos Açores provocada por uma incontrolável praga de hortênsias, a população açoriana vê-se forçada a abandonar as ilhas. Dois jovens soldados, sequestrados pela beleza da paisagem, guiam-nos pelas narrativas dos que partiram e o inerente desejo de resistirem, ficando. Através desta deambulação, o filme assume uma reflexão nostálgica e política sobre território e identidade, bem como sobre o papel que assumimos nos lugares aos quais pertencemos.
Ficção / Super 16 mm / 26 min / 2017
Argumento: Jorge Jácome, David Cabecinha
Fotografia: Marta Simões
Música: Terry Riley
Som: Marco Leão
Montagem: Jorge Jácome
Com: André Andrade, Pedro Rosa, Gabriel Desplanque, Jorge Jácome
Produtor: João Figueiras
Produção: Blackmaria
Apoio à produção através do Programa de Residências Artísticas
Artes Visuais 2016

BECOME OCEAN
de Miguel C. Tavares
O título de Become Ocean provém da composição de Luther Adams (Become Ocean, 2013) que, por sua vez, foi inspirada numa citação de John Cage: “A vida na Terra emergiu em primeiro lugar do oceano. À medida que o gelo polar derrete e o nível do mar sobe, nós, Humanos, damos connosco a encarar a perspectiva de que, uma vez mais, podemos, literalmente, tornarmo-nos oceano.”
Become Ocean (2017) é sobre uma memória de um espaço e de um tempo. É sobre uma ideia de isolamento e a omnipresença do mar. Uma jornada exploratória entre o temporário e o permanente que nos leva para o meio do Oceano Atlântico, numa viagem à volta dos Açores e de um projecto específico na ilha de S. Miguel: Two Manifolds, por Nuno Pimenta.
Cinematografia e edição: Miguel C. Tavares
Música/som: José Alberto Gomes
Texto: Raquel S.
Voz: Joana Carvalho
Correção de cor: Rui Manuel Vieira
Grafismo: Marta Ramos

TWO MANIFOLDS
Projeto de Nuno Pimenta
Comissariado por Walk&Talk
2016 Azores