25.10.2011 - 20.02.2012

Sala de Destaques

Sala de Destaques, 25 out. 2011 a 20 fev. 2012
Cartões perfurados, discos rígidos, placas de memória, disquetes e também vários modelos de computadores, são algumas das peças que integram esta exposição e que documentam etapas importantes da história recente da tecnologia informática.
Na realidade, um computador não pensa, no sentido de criar ideias ou coisas novas. Um computador apenas segue os caminhos que a programação lhe definiu e essa é feita por humanos. Mesmo quando “aprende”, o computador segue as instruções recebidas.
O computador usa – isso sim – uma capacidade, Cada vez maior com o correr dos anos, De cálculo e de combinações de operações. Associa esses a outros e lá vai ele, de cálculo em cálculo até ao resultado.
Por enquanto, pelo menos, só os humanos são capazes do pensamento lateral e isto dos computadores talvez nos sirva de incentivo para desenvolvermos, mais ainda, essa maravilhosa e estimulante capacidade.
O que aqui se apresenta são alguns momentos dessa complexidade crescente.
Quem se aproveita para recordar aqui é o incontornável Steve Jobs que, com outros da sua geração, abriu as portas a este Mundo Novo em que vivemos.