31.05.2012

31 maio a 3 jun.
Na próxima quinta-feira, dia 31 de Maio, no âmbito da sessão inaugural do V Congresso Internacional sobre as Festas do Divino Espírito Santo, que terá lugar no auditório do Museu de Angra, pelas 19h30, esta instituição inaugura, na antessacristia da Igreja de N.ª Senhora da Guia, a exposição Festas do Espírito Santo: A contemporaneidade da herança açoriana. A mostra em causa apresenta fotografias da autoria de Mari Lyn e Vernon Salvador, datadas de 1976/77, e que integraram a exposição “Portuguese religious celebrations in the Azores and California”, patente em diversas instituições norte-americanas, no Museu de Etnologia, em Lisboa, e, nos Açores, entre 1981 e 1983.
Mari Lyn Salvador, nascida na Califórnia em 1943, tem desenvolvido a sua carreira profissional em torno do estudo da etnoestética e da valorização da arte no seu contexto de criação. Curadora-chefe do Museu Maxwell de Antropologia da Universidade do Novo México desde 1978, transitou, em 2005, para a direção do San Diego Museum of Man e, em 2009, para a direção do Museu Emily Hearst de Antropologia da Universidade da Califórnia.Com o marido, Vernon Salvador, de ascendência terceirense, executa a partir de 1976-1978, levantamentos e registos audiovisuais das Festas do Espírito Santo nos Açores e nas comunidades de emigrantes na Califórnia. Em 2011, regressa à Terceira, acompanhada pelo filho Sérgio Salvador, e retoma o registo fotográfico do culto do Divino, dando continuidade a um projeto ambicioso de criar, através da fotografia, uma espécie de lugar onde um mesmo povo, os que ficaram e os que emigraram, se pode refletir e ligar no que foi inexoravelmente separado pelo espaço e pelo tempo.