Igreja de Nossa Senhora da Guia, 12 out. 21h30
Presidência do Governo / Direção Regional da Cultura
Jonathan Ayerst, direção
Capella Dusiensis realizará dois concertos dedicados à música de séc. XX
Este ensemble vocal, considerado como um dos melhores da actualidade na tradição da música a cappella, é dirigido pelo maestro britânico Jonathan Ayerst, pianista do Remix Ensemble e maestro assistente do Coro Casa da Música. Foi fundado em 2010 e tem sede na cidade do Porto. O seu repertório inclui música Ortodoxa Russa do séc. XIX, Canto Litúrgico Antigo da Europa Ocidental, polifonia do período Renascentista Português, música folk da Europa de Leste e música litúrgica do séc. XX.
O programa de concerto é dedicado à música do século XX de compositores como J. Tavener, I. Stravinski, J. Alain, B. Bartók, M. Balakirev, entre outros. Destaca-se neste concerto a audição da obra, do compositor G. Ligeti (1923-2006), «Lux Aeterna», que foi dada a conhecer ao grande público pelo filme «2001: Odisseia no Espaço», do realizador S. Kubrick. Para além dos concertos, e no âmbito das actividades pedagógicas da Temporada, no dia 15 de Outubro, decorrerá uma masterclass de direcção coral, ministrada pelo maestro Jonathan Ayerst, no Conservatório Regional de Ponta Delgada.
A Temporada de Música 2012 tem como director artístico Emanuel Frazão e é produzida pela Mala, Cooperativa Cultural Açoriana, com sede em Ponta Delgada.