11.04.2018

Atividade que assinala os 100 da Batalho do Lys | Grande Guerra
Abertura das reservas e das exposições das 20h00 às 23h00
Entrada gratuita
A decisão política de Portugal intervir no teatro europeu da I Guerra Mundial projetou, no total, uma força, o Corpo Expedicionário Português (CEP), de quase 60 000 militares portugueses para um novo e desconhecido paradigma de guerra.
Após mais de um ano na frente, o CEP estava desgastado, com baixa moral e desfalcado de efetivos. Na madrugada de 9 de Abril de 1918, a “tempestade alemã” abateu-se sobre os sectores portugueses e, em poucas horas, a resistência portuguesa resumia-se a pequenos grupos de praças que combatiam em torno de alguns oficiais mais carismáticos.
A Batalha do Lys, como é conhecida na historiografia portuguesa, traduziu-se num dos maiores desastres militares portugueses, porém com contornos muito específicos que importa debater.