14.06.2022 - 14.07.2022

Edifício do Comando da Base Aérea 4

Nesta mostra, que agora se exibe no edifício do Comando da Base Aérea 4, revisita-se a exposição do MAH de outubro de 2020, intitulada O VOO DO AÇOR. Com efeito, estão presentes quase todas as peças que participaram nessa exposição. Agora, como dantes, pretende-se dar a conhecer um pouco da história da aviação nos Açores, com enfâse para a ilha Terceira. Natural destaque é dado ao histórico voo de 4 de outubro de 1930. Nesse dia, no antigo campo de aviação da Achada, ocorreu a primeira decolagem de um avião nas nossas ilhas. O aparelho era o AÇOR, um biplano monomotor Avro 504K. E aos comandos, estava um filho da ilha Terceira, o Capitão Piloto-Aviador Frederico Coelho de Melo, natural da freguesia dos Altares, pioneiro da aviação portuguesa.