14.05.2022

Museu de Angra do Heroismo

Cruzando a memória com a atualidade e a reflexão com a fruição, o Museu de Angra do Heroísmo assinala mais uma vez a Noite Europeia dos Museus, este ano celebrada a 14 de maio, com um programa de atividades subordinado ao tema Museu Mundi, que integra um ciclo tour pelos diferentes núcleos do MAH, inauguração de exposições e mostras, visitas orientadas e uma feira de sabores no claustro do Edifício de São Francisco, para além de animação musical. Mediante a exploração da dimensão universal do seu acervo e da colaboração com diversos parceiros públicos e privados, o Museu de Angra do Heroísmo, pretende, com este programa lúdico-cultural, enfatizar uma mensagem de tolerância, demonstrando que a partilha de vivências e saberes entre os diferentes povos e civilizações resulta enriquecedora para toda a humanidade.

Assim, pelas 16h00, terá lugar a concentração dos ciclistas participantes no ciclo tour, MAH de Bicla, no adro da Igreja de Nossa Senhora da Guia. O grupo partirá em direção à Carmina| Galeria de Arte Contemporânea Dimas Simas Lopes e Núcleo de História Militar Manuel Coelho Baptista de Lima, para depois regressar ao Edifício de São Francisco. Serão distribuídas t-shirts alusivas ao evento aos 30 primeiros inscritos através do e-mail [email protected].

Pelas 17h00, será inaugurada a mostra Miniaturas de Veículos de Emergência | Coleção de Lúcio Fernandes. Na ocasião, decorrerá a cerimónia de formalização da doação ao MAH desta vasta coleção pelos familiares do colecionador. De seguida, pelos 18h00, proceder-se-á à abertura da exposição Prazer do Espírito e do olhar | Paisagem e Viagem em Arte Portuguesa da Coleção do Arquipélago, na Sala Dacosta, que contará com uma visita orientada pela historiadora de arte Diana Santos.

Paralelamente, pelas 18h30, abrirão os quiosques que integram o Museu Gastronómico em que se referenciam pratos e bebidas tradicionais de diferentes países. Estarão presentes A Africana, La Rosa | Sabores Mexicanos, Made in Azores, Doce Laranja, Bocas | Sabores do Mundo e Brazuca | Caipirinhas.

Os “Heróis” de Capelinhos, mostra organizada pelo Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores, ficará patente ao público a partir das 19h00, contando com uma apresentação de Eduardo Almeida.

Entre as 20h00 e as 21h00Museu Mundi, uma visita orientada pelos conservadores das diferentes Unidades de Gestão do Museu de Angra do Heroísmo, possibilitará um melhor conhecimento de peças ícone do MAH que evidenciam intercâmbios de natureza cultural, económica, política e religiosa entre diferentes regiões do mundo.

A Cor da Identidade, uma mostra de trajes tradicionais ucranianos, em que se homenageia o povo ucraniano através de uma das suas expressões identitárias, inaugurará pelas 21h00, no auditório do MAH.

Finalmente, pelas 22h00, terá início um espetáculo de música brasileira com Cacau & Cunha + Silas.

Junte-se a nós e venha fazer a festa no seu Museu.