22.04.2023

Núcleo de História Militar Manuel Coelho Baptista de Lima

Na manhã de 14 de outubro de 1918, a menos de um mês do fim da Grande Guerra, o navio patrulha Augusto de Castilho, comandado pelo 1º Tenente Carvalho Araújo, enfrentou o submarino alemão U-139, comandado pelo lendário Lothar von Arnauld de la Perière. Era a terceira ocasião que o Augusto de Castilho se empenhava sobre submarinos alemães, desde que entrara ao serviço da Marinha da República Portuguesa, em 1916. Desta vez, em escolta do navio de transporte S. Miguel, o Augusto de Castilho enfrentou o U-139 e, nas cerca de duas horas de combate, permitiu a evasão do S. Miguel. Porém, com grandes danos, o comandante a alguns tripulantes mortos, o Augusto de Castilho viu-se obrigado a render-se tendo, em seguida, sido afundado.
Se estes factos são evidentes, persistem, porém, algumas dúvidas sobre este funesto momento da Grande Guerra no Atlântico, junto aos Açores, que o Coronel de Artilharia José Manuel Salgado Martins propõe debater nesta nova conferência da Boa Nova à Noite.
A atividade decorre em regime de livre acesso, sendo que os espaços expositivos daquele núcleo museológico do MAH, bem como as reservas de Uniformes, Armas Ligeiras e Armas Pesadas estarão abertas aos visitantes das 20h00 às 23h00.