18.10.2023

Núcleo de História Militar Manuel Coelho Baptista de Lima

Com a chegada das forças britânicas à Ilha Terceira, a 8 de outubro de 1943, no contexto da 2ª Guerra Mundial, era inevitável que houvesse baixas. Por esta razão, tornava-se imperioso a criação de infraestruturas que providenciassem tratamento aos feridos e sepultura religiosa digna aos mortos.
Neste contexto, foi usado o Hospital Militar da Terra Chã e construído o “Cemitério dos Ingleses” que, na verdade, é um cemitério da Commonwealth que acolheu os restos mortais de militares de todas as nacionalidades que serviram sob a bandeira do Reino Unido, constituindo, ainda hoje, um Memorial de Guerra.
Nesta conferência, pretende-se abordar este premente e quase sempre esquecido aspeto, de dimensão religiosa e social, da presença britânica na Ilha Terceira, da qual se comemora este ano o 80º aniversário.
A atividade decorre em regime de livre acesso, sendo que os espaços expositivos daquele núcleo museológico do MAH, bem como as reservas de Uniformes e Acessórios, Armas Ligeiras e Armas pesadas estarão abertas aos visitantes das 20h00 às 23h00.